top of page

Coritiba 1985

Campeão Brasileiro (Taça de Ouro)


Ênio conseguiu armar uma equipe competitiva apostando na força física, já que contava com peças tecnicamente modestas em sua equipe."

Defesa:

1.Rafael;

2.André, 3.Gomes, 6.Heraldo e 4.Dida;

Meio-Campo:

5.Almir, 8.Marildo e 10.Tóbi;

Ataque:

7.Lela, 9.Índio e 11.Édson.

Técnico:

Ênio Andrade


Até chegar ao Maracanã na noite de 31 de julho de 1985 para enfrentar o Bangu na finalíssima do Campeonato Brasileiro, realizada em partida única, diante de um público de mais de 90 mil pessoas, o Coxa teve altos e baixos. Foram 29 jogos onde venceu 12, empatou 7 e perdeu 10 vezes. Entre os fatores fundamentais para a conquista estava o  técnico Ênio Andrade. Campeão brasileiro invicto com o Internacional em 1979, e com o Grêmio em 1981. Ênio conseguiu armar uma equipe competitiva apostando na força física, já que contava com peças tecnicamente modestas em sua equipe. A proposta de jogo do técnico gaúcho deu certo, e o Coritiba, longe de ser favorito ao título, superou a forte equipe do Bangu em um Maraca lotado, que apoiava maciçamente o time carioca. Mas o Esquadrão do Coxa , após disputa por pênaltis, surpreendentemente se transformou em campeão do Brasil, e de quebra, dentro do maior estádio do mundo.

Botões & Esquadrões é um incentivo à prática do Futebol de Botão e uma homenagem a equipes que marcaram época no futebol brasileiro e mundial.

37 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page